Veja 3 inovações em recursos humanos importantes para sua empresa

O RH é um departamento essencial para o sucesso de uma empresa e, por isso, está no radar das desenvolvedoras de tecnologia. A inovação em recursos humanos potencializa as atividades do setor, tornando-o ainda mais estratégico e participativo no crescimento da sua marca.
Sendo assim, que tal aumentar seu diferencial competitivo adotando
o que há de mais moderno para o RH de sua companhia? Ficou interessado? Separamos as melhores dicas neste post. Acompanhe!
A importância do RH
O RH tem se tornado cada vez mais estratégico para as organizações. As empresas que são referências no mercado consideram o time encarregado pela gestão de pessoas como parceiros de negócio, com participação efetiva nas tomadas de decisão.
O papel do departamento vai muito além das entrevistas, seleções, contratos e desligamentos de funcionários. Qualquer prática política que diga respeito ao comportamento da equipe é de responsabilidade desse setor. O próprio nome é sugestivo: o RH trata as pessoas como recursos e deve focar no desenvolvimento das habilidades individuais.
O RH se envolve, direta ou indiretamente, com todas as áreas da organização, ponderando os interesses pessoais dos colaboradores, enquanto considera a cultura organizacional. Não por acaso é o setor com as mais recentes inovações.
Inovação em recursos humanos: 3 tendências
1. Análise de dados
Uma infinidade de dados é gerada diariamente, especialmente nos meios digitais, onde uma galáxia de bytes aumenta sem parar. O novo desafio para as empresas é, além de processar essas informações, fazer com que elas gerem valor.
O setor de RH se enriquece quando
dados são documentos, estruturados e utilizados a seu favor. Vale repensar algumas questões — de onde vêm os maiores custos de folha? Qual o índice de turnover entre seus colaboradores? Quais os resultados individuais e dos times?
Tudo isso serve para desenvolver boas estratégias. Aposte na interpretação de dados como uma grande inovação para seu RH!
2. Participação no marketing
O RH, hoje, já ocupa também o marketing, seja ele interno ou externo à empresa. As novas estratégias de endomarketing incorporam os colaboradores em ações que antes envolviam apenas o consumidor final — como a fidelização.
Outro recurso é o employer branding, que também sustenta a reputação da marca diante de seus funcionários e concorrentes. Todos esses processos são perpassados pelo RH, que, aliado a uma boa gestão dos dados angariados pela empresa, pode tornar suas campanhas um sucesso.
3. Incorporação da tecnologia
Há diversas formas de unir o RH à área de TI da empresa, aproveitando a inovação do setor. Os softwares de gestão de pessoas, os testes psicológicos aplicados online, sistemas de integração de departamentos e plataformas de seleção já são uma realidade.
No caso de todas essas evoluções, a inovação digital e o capital humano andam de mãos dadas e esse é o princípio da tendência: manter e gerenciar os talentos da empresa, valorizando o trabalho humano e unindo a ele os avanços tecnológicos.
O RH que esperamos para um futuro breve é um parceiro da marca, um departamento responsável por dar suporte às estratégias empresariais e ferramentas para que os líderes conduzam suas equipes, extraindo o máximo de performance de seus talentos.
A tecnologia vem na esteira, facilitando as atividades e diminuindo os processos analógicos. Com isso, o gestor consegue mais eficiência e diminui o retrabalho, reduzindo a burocracia e melhorando as operações no setor de RH e em todos os departamentos aos quais ele está ligado.
Gostou de saber sobre inovação em recursos humanos? Então, aproveite para conhecer mais
a transformação digital e como ela impacta sua empresa.