Como melhorar a comunicação na empresa? Confira nossas dicas

Gestão
24/01/2022
Como melhorar a comunicação na empresa? Confira nossas dicas



A comunicação entre as pessoas se intensificou de forma significativa a partir do avanço da internet e dos smartphones no mercado. Os usuários estão frequentemente com o aparelho na palma da mão para estarem sempre bem informados.

Esse e outros instrumentos podem ser utilizados para melhorar a comunicação na empresa. Uma comunicabilidade célere e segura pode proporcionar vários benefícios, como clima organizacional saudável, retenção de talentos, proximidade entre os profissionais, elevação da produtividade etc. 

Veja como potencializar essa prática. Acompanhe!

Centralizar a comunicação

Implementar a centralização de comunicação na empresa aumenta de forma significativa a possibilidade de que todos os colaboradores tenham acesso a informações. Quando colocadas em arquivos de nuvem, por exemplo, essas informações ficam disponíveis para que todos os autorizados possam acessar e compartilhar quando necessário.

Empresas que utilizam plataformas facilitam a pesquisa de informações dos clientes e da empresa em qualquer lugar que o funcionário esteja. A centralização de dados é excelente para quem trabalha em formato remoto ou faz serviços externos. Dessa forma, o fluxo de dados se torna mais fluido, pois cada profissional pode acessar qualquer informação atualizada.

Criar uma política de feedback

A política de feedback deve estar inserida na política da empresa. E todos os novos colaboradores devem conhecê-la desde os primeiros dias de trabalho. É importante acompanhar todas as informações direcionadas de forma individual ou em grupo. Um feedback rápido pode proporcionar diversos benefícios, como:

  • evitar a perda de clientes;
  • promover a satisfação do cliente;
  • aumentar o employer branding da empresa;
  • aproximar os colaboradores.

O feedback também é muito utilizado para fazer a avaliação de desempenho dos colaboradores. Por meio de diálogo direto, os gestores podem apontar os acertos e orientar melhorias para que o funcionário desenvolva melhor as suas atividades de rotina.

Para que a cultura de feedback tenha um resultado melhor é importante que seja bilateral, ou seja, os gestores e colaboradores precisam sentir-se à vontade para expor suas opiniões e sugestões, para que o grupo consiga trabalhar em harmonia e para que as atuações de todos sejam mais produtivas.

Investir em canais internos de comunicação

Utilizar ferramentas atualizadas para desenvolver comunicação interna entre os profissionais é importante para melhorar o diálogo, compartilhar ideias e potencializar a criatividade. Uma forma de centralizar a comunicação pode ser por meio de:

  • intranet;
  • newsletter;
  • webtvs;
  • hotsites;
  • onboarding 100% digital.

Alguns recursos corporativos podem ser dispostos aos colaboradores para que a comunicação entre eles seja afinada. Isso pode ser feito por intermédio de chats e redes sociais. Os comentários positivos também são formas de comunicação motivacional à informação que está sendo compartilhada.

Entendeu como melhorar a comunicação na empresa pode potencializar o negócio, tanto nos relacionamentos como nos resultados da empresa? A falta dessa estratégia pode acarretar prejuízos que afetam, até mesmo, a parte orçamentária. Por essa razão, preocupar-se com a comunicação entre os colaboradores é fundamental para a produtividade da organização como um todo.

Para intensificar os seus conhecimentos sobre o assunto, sugerimos que leia o artigo: Onboard digital: o que saber sobre a integração de novos colaboradores?




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