Conheça os benefícios do design thinking
Transformação Digital
20/08/2019

Já parou para pensar em uma metodologia em que a empresa possa conhecer a necessidade dos clientes e investir de modo assertivo a partir desse conhecimento? Tal sonho de muitas companhias pode ser realizado a partir da aplicação da metodologia de design thinking em serviços, produtos e, até mesmo,
processos internos.
O design thinking é a metodologia para a inovação e solução de problemas difíceis a partir do entendimento profundo da expectativa e necessidade do cliente, permitindo que ele esteja sempre no centro do processo. Uma metodologia que envolve os funcionários de vários setores na solução, e tal multidisciplinaridade acaba gerando insumos para atender de maneira simples, viável e criativa, gerando retorno sobre o investimento.
Para que o design thinking seja aplicado na
empresa, é necessário desenhar uma cultura empresarial, e implementar uma séria mudança de mentalidade. Todos os envolvidos precisam desenvolver a empatia e criar um espírito de cooperação e de colaboração. Quer conhecer os benefícios dessa metodologia? Acompanhe e confira! Boa leitura!
Incentivo à criatividade
O design thinking é uma solução que gera soluções. Não podemos dizer que a criatividade é um dom que se aplica a certo grupo ou tipo de pessoa. Ela está em todos os indivíduos e precisa ser alimentada constantemente. É fundamental entender que a criatividade pode ser o segredo para uma solução inesperada, inusitada e extremamente eficaz.
Estímulo à empatia
Podemos resumir empatia como sendo a aptidão para se identificar com o outro, desejando o que ele deseja, sentido o que ele está sentido e aprendendo da forma como ele aprende. O design thinking está sempre em busca de práticas que incentivem a solução de problemas com uma visão mais empática. Sem dúvida alguma, essa é uma de suas maiores contribuições para os negócios.
Bom custo-benefício
Quando se compara com as vantagens que a empresa ganha, a ferramenta e os seus conceitos têm um valor bem baixo. Estamos falando sobre uma filosofia bem simples, que não vai exigir investimentos muito altos.
O custo maior pode ser o de mudar a cultura empresarial para aderir às práticas da metodologia, pois só fazendo isso é que algum resultado vai ser atingido. As possibilidades de sucesso são muito grandes, mas é preciso haver um esforço diário.
Fortalecimento da equipe
As equipes de várias áreas e níveis hierárquicos são envolvidas para que pensem em alternativas para atender as necessidades. Sem dúvidas, ao incentivar a equipe a pensar junto e trabalhar para encontrar maneiras diferentes de resolver problemas, a moral dos
colaboradores é elevada, construindo, assim, um time motivado e forte, comprometido com os resultados do negócio. Como consequência, tem-se mais qualidade, que acaba refletindo em um excelente atendimento e em clientes satisfeitos.
Redução de custos
Algumas companhias, principalmente as pequenas, têm os seus orçamentos bem apertados, portanto, contratar consultores externos acaba se tornando inviável.
No entanto, chamar a sua equipe para participar das resoluções de problemas pode ser uma vantajosa e barata opção para a empresa, que vai sair ganhando de ambos os lados: afinal, incentiva e traz o profissional para perto de si, dando oportunidade de crescimento e motivando, já que o incentiva a pensar como um dono de negócio, tendo condições de inovar ou ainda solucionar problemas que dependeriam de alto desembolso financeiro.
Inovação
O design thinking objetiva a inovação, a partir da participação, análises, testes e levantamentos de
dados, permitindo a visualização sob diversos pontos de vista, que, ao final, acabam gerando inovação. Uma nova forma de fazer, totalmente econômica e com resultados, que acaba levando a empresa a crescer financeiramente.
Enfim, o design thinking é uma metodologia que, quando entendida e aplicada de forma correta, é muito eficiente, além de ajudar a enfrentar os desafios que as companhias encaram diariamente. Não é algo simples e fácil de ser aplicado, pois é preciso que haja uma mudança organizacional. Por isso, as empresas devem ser sempre flexíveis às mudanças.
Gostou de saber mais sobre o design thinking? Quer continuar acompanhando os nossos conteúdos para aprender mais? Então aproveite para seguir a nossa
página no Facebook para acompanhar as nossas atualizações por lá.