Entenda o que é compliance e como implantar na sua empresa!
Gestão
10/01/2019

Autor
Roberto Gonçalves
O que é compliance?
O termo compliance pode soar estranho para quem o lê ou escuta pela primeira vez. A palavra se origina do verbo inglês “to comply”, que, traduzido para o português, significa “cumprir, concordar”. Compliance, assim, pode ser compreendido como “conformidade”. No ramo da administração, o conceito foi desenvolvido e amplificado. Passou a abranger o conjunto de processos, conhecimentos e regramentos que tem por objetivo fazer com que os colaboradores cumpram as normas da empresa. O objetivo final do compliance é evitar desvios éticos, ameaças e inconformidades na atividade corporativa. Quando isso não for possível, cabe a investigação dos fatos a fim de encaminhar uma solução para o problema. É importante ressaltar que o compliance se preocupa tanto com o arcabouço jurídico que rege o país e o estado em que a empresa está inserida (leis fiscais, trabalhistas e ambientais, por exemplo), quanto regramentos internos desenvolvido pela própria organização. Aqui no Brasil, a atenção a essa prática tornou-se uma preocupação relevante para as empresas depois de sucessivos escândalos de corrupção que mancharam a reputação de grandes empresas e do poder público.Qual é a importância do compliance para a empresa?
O compliance deve fazer parte do planejamento estratégico com o objetivo de garantir a transparência e os controles da empresa em suas atividades. Isso significa que líderes e suas respectivas equipes atuam em conformidade com a legislação vigente e com as regras estipuladas pela organização. Nesse sentido, o compliance atuará em três importantes frentes para o negócio:- na análise de riscos operacionais que envolvem a atividade, como acidentes de trabalho e danos ambientais;
- prevenção de fraudes a fim de evitar casos de corrupção ou má conduta;
- monitoramento da segurança da informação, cujo objetivo é impedir o vazamento de informações sigilosas.
Quais os benefícios do compliance para as empresas?
Ao se proteger dos riscos que envolvem sua atividade, a empresa consegue aproveitar vantagens em diferentes campos da sua atuação, como:- aumento da credibilidade diante de stakeholders (clientes, fornecedores, público em geral);
- melhora da imagem em mercados externos;
- aprimoramento da governança corporativa;
- aperfeiçoamento de processos, gerando ganho de produtividade.